quinta-feira, 7 de abril de 2011

Povo dividido e Indeciso?

«País dividido quanto a pedido de ajuda externa»
«Os portugueses estão divididos quanto ao pedido de ajuda externa. Tantos são aqueles que concordam com a intervenção imediata da União Europeia e do FMI como os que defendem que esta não é uma boa solução. A responsabilidade pela situação actual é atribuída sobretudo ao PS. A conclusão é de uma sondagem realizada pela Universidade Católica para o DN, JN, RTP E Antena 1.

Questionados sobre se Portugal deve, neste momento, pedir a intervenção externa, 39% dos inquiridos responderam que está é «a melhor solução», 39% que «é melhor não pedir intervenção do fundo» e 22% não sabe ou não responde.

Já quanto ao responsável por este pedido de ajuda as opiniões são mais unânimes. 43% dos entrevistados consideram que a culpa é do PS. Muito abaixo surge o PSD, considerado culpado por 15% dos inquiridos. Cavaco Silva é considerado o responsável por 9% dos entrevistados, tantos quantos culpam «os portugueses em geral». Há ainda quem responsabilize a crise internacional (7%), os parceiros europeus (4%), o CDS/PP /(2%), A CDU (0,4%) ou o Bloco de Esquerda /0,2%). Por fim, 9% culpam outras entidades.

Sobre os efeitos deste pedido de ajuda externa, os portugueses estão pessimistas a curto prazo, mas consideram que, a longo prazo, a vida dos portugueses poderá melhorar. Quando se pergunta o efeito daqui a um ano, a maioria das respostas (46%) admite que será «pior» e 6% considera mesmo que será «muito pior». Para 31% dos inquiridos a vida dos portugueses vai estar na mesma, ou seja, a austeridade não será muito maior do que a já existente. Apenas 14% considera que a vida dos portugueses vai estar «melhor».

Já nos efeitos a médio prazo o optimismo começa a subir. Questionados sobre se a vida dos portugueses melhorará, com a intervenção da EU/FMI, daqui a cinco anos, 44% dizem acreditar que a situação ficará melhor que hoje, 2% muito melhor, 24% na mesma e apenas 19% pior.

Considerando os efeitos daqui a 10 anos, o optimismo é ainda maior. 8% dos inquiridos acreditam que a vida dos portugueses vai estar muito melhor, 46% melhor, 21% na mesma e 12% pior.

Os portugueses foram consultados neste barómetro três dias antes da decisão do Governo de pedir ajuda externa e antes de a banca defender em público a urgência de uma ajuda externa.»

Fonte: Notícia TVI   
Só mostra que o Povo não tem certezas do futuro do país.



1 comentário:

  1. existe neste texto uma grande contradição, o povo nao está indeciso o povo segundo a sondagem apresentada neste post vai votar PSD.

    ResponderEliminar